O DESAFIO DO ENSINO DE LIBRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: LIBRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
SILVA, ANDREIA DA SILVA
Resumo
Esta pesquisa objetiva fomentar a discussão sobre a implementação da educação profissional e tecnológica inclusiva nas instituições de ensino, frente aos desafios das pessoas surdas. Muitos desafios que envolvem o ensino para os surdos vêm sendo realizados no campo da educação e, consequentemente, nos cursos de educação de formação de professores. Este estudo apresenta indícios significativos de que a formação de professores é um aspecto que merece ênfase quando se aborda o tema inclusão. Há muitas pessoas surdas que precisam se profissionalizar nos cursos técnicos para ter acesso ao mercado de trabalho. Na cidade de Resende, interior do Rio de Janeiro, foi observado propor um curso de extensão de Libras para profissionais do curso de mecânica do SENAI. A instituição abriu vagas para o curso de qualificação de mecânica e percebeu, na inscrição do curso, que havia recebido inscrições de pessoas com deficiência auditiva. Dessa forma, observou-se que era necessário fazer algo para ajudar esses novos estudantes. A partir disso e de outras análises, podemos concluir quanto é necessário incrementar o ensino de Libras e, para isso, a legislação regulamentada deve ser, de fato, cumprida. Para os profissionais que trabalham nesta área, a Libras é essencial para despertar questionamentos, reflexões e transformações junto aos alunos surdos.
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