Estratégias de gamificação no ensino dos conteúdos da Educação Física Escolar
Oliveira, Ricardo Lucas Barbosa De
Resumo
A Gamificação e seus mecanismos podem trazer boas contribuições no processo de ensino-aprendizado dos alunos da disciplina de Educação Física, além de adquirir e ampliar conhecimentos dessa nova cultura tecnológica. Pretende-se mostrar com esta pesquisa a importância de como os métodos e parâmetros da gamificação podem ser introduzidos nas aulas de Educação Física como uma ferramenta tecnológica e didática de apoio, facilitando e inovando o trabalho do professor no sistema de processamento e entendimento por parte do aluno em função dos conteúdos. Este estudo caracteriza-se por ser bibliográfico, pois este tipo de pesquisa tem por base a utilização de outras fontes de estudos, assim como artigos acadêmicos e várias literaturas disponíveis acerca do tema em específico. Foram analisados artigos e resumos, destacaram-se aqueles que se enquadravam da melhor maneira no tema proposto deste trabalho. Os resultados foram satisfatórios quanto ao uso dessas estratégias gamificadas, esses mecanismos influenciaram de forma positiva na vida escolar e cultural do corpo discente. A gamificação na área da Educação Física tende a ser utilizada como metodologia ativa nas aulas pelos professores, pois os estudos apontam que a mesma diferente do ensino tradicional pode trazer consigo novos conhecimentos e oportunidades para os estudantes se destacarem e ser o próprio protagonista da educação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.