A RELAÇÃO ENTRE OS ESTILOS MOTIVACIONAIS DOS COLABORADORES E OS PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS DA PARAÍBA

Santos, Laiane Gonçalves Marques de Brito

Resumo

Apesar do crescente surgimento de novas tecnologias, o capital humano ainda é o fator mais importante dentro de uma organização, portanto, a organização deve criar um ambiente em que os seus colaboradores sintam-se estimulados a exercer suas atividades. Uma maneira de instigar esse comportamento é a utilização de programas de estímulos e benefícios. Porém, para que esses programas sejam eficazes, é importante conhecer as necessidades e o perfil do colaborador. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar a relação entre os estilos motivacionais dos colaboradores e os programas de benefícios da organização. A abordagem da pesquisa é a quantiqualitativa, tem o objetivo descritivo, também utilizou procedimentos de campo para a coleta de dados e bibliográficos para a análise. O universo da pesquisa é composto por 117 colaboradores do Centro de Distribuição de multinacional frabricante de bebidas em João Pessoa; teve como amostra não probabilística, 52 colaboradores dessa empresa. A pesquisa se embasou em duas teorias motivacionais: Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland e Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Quanto a Teoria de McClelland, pôde-se perceber a predominância da Necessidade de Poder dentre os sujeitos. Já em relação à Teoria de Herzberg, foi analisado que a amostra considera relevante tanto os fatores higiênicos, quanto os motivacionais, sendo este último o predominante. Além disso, sentiam-se motivados por todos os programas de estímulos e benefícios citados no instrumento de coleta de dados. Conclui-se então que os benefícios da empresa estão relacionados aos estilos motivacionais e necessidades de seus colaboradores e que todos os programas oferecidos têm impacto na motivação.

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