Práticas pedagógicas para o ensino de infecções sexualmente transmissíveis na educação básica: uma revisão integrativa
Farias, João Henrique Anizio de
Resumo
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam um desafio crescente entre jovens e adolescentes, o que reforça a necessidade de práticas pedagógicas adequadas no ambiente escolar para promover prevenção e conscientização. O objetivo deste estudo foi conduzir uma revisão integrativa da literatura para investigar práticas pedagógicas empregadas na Educação Básica relacionadas às ISTs. A metodologia seguiu orientações do Instituto Cochrane e dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Metanálise (PRISMA), utilizando o acrônimo População, Exposição, Desfecho (PEO) para estruturar a questão de pesquisa, com buscas realizadas nas bases de dados do periódicos capes, do Centro de Informações de Recursos da Educação (ERIC) e do ScienceDirect, considerando publicações entre 2020 e 2025. Foram selecionados nove estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram o uso de práticas diversas, como jogos e atividades de gamificação, produções autorais (fanzines, portfólios, livretos), aulas expositivas dialogadas, debates, seminários, educação entre pares, recursos digitais, atividades artísticas e visitas a instituições de saúde. Essas práticas demonstraram potencial para ampliar o engajamento, a motivação, a reflexão crítica e a adoção de atitudes preventivas pelos estudantes. Conclui-se que o ensino sobre ISTs na Educação Básica tem avançado para além das práticas tradicionais, evidenciando a importância de integrar metodologias diversificadas ao processo de ensino, de modo a fortalecer a educação sexual, contribuir para a prevenção e formar jovens mais preparados, críticos e conscientes.
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