Um olhar para o uso da fotografia científica no ensino de ciências: um relato de experiência
Souza, Vitória Karoline de
Resumo
O artigo visa relatar uma experiência de utilização da Fotografia Científica na regência de ensino de Ciências, desenvolvida no 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública na rede municipal de João Pessoa, na qual a autora atuou como regente. A atividade promoveu uma nova visão para o ensino de ciências, utilizando a Fotografia Científica aliada a um Tema Contemporâneo Transversal (TCT), com macroárea Ciência e Tecnologia e realizou-se uma Sequência Didática (SD). A SD foi composta de cinco momentos: apresentação da atividade; exposição em sala de aula sobre o tema fotografia científica; oficina sobre técnicas de fotografia; realização de atividade prática (registros fotográficos voltados para o estudo de ciências) e uma exposição fotográfica. Buscou-se utilizar as tecnologias digitais, como forma de ensino, aprendizagem e de divulgação científica. Para fundamentar as discussões utilizou-se de um aporte teórico para as temáticas: Fotografia Científica; Temas Contemporâneos Transversais, e Sequência Didática. A partir da utilização da temática Fotografia Científica, aliada ao uso da tecnologia da informação, os discentes perceberam a importância da fotografia para compreensão e registro das espécies existentes, assimilaram assuntos do contexto de ciências, além disso, proporcionou-se uma aproximação e compreensão dos conteúdos da realidade dos estudantes, desenvolvendo o senso crítico, com maior autonomia dos mesmos na produção da atividade final proposta, proporcionando melhora na assimilação dos conteúdos trabalhados.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.