Patinhas: design de interface e gamificação para engajamento na comunidade de adoção de animais em João Pessoa
Nunes, Kaio Lucas Silva
Resumo
O abandono de animais de estimação representa um grave problema social na cidade de João Pessoa, onde a desinformação e a ausência de canais unificados dificultam a adoção responsável e a criação de uma rede de apoio efetiva. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral o desenvolvimento da interface gráfica para um aplicativo que visa facilitar o processo de adoção responsável, centralizar o acesso a informações e fomentar a criação de uma comunidade engajada na causa animal na capital paraibana. Para a concepção do projeto, foi empregada a metodologia de Design Centrado no Usuário (DCU), conforme proposições de Preece, Rogers e Sharp (2013), estruturada em etapas de Pesquisa, Ideação, Prototipação e Avaliação, alinhadas aos preceitos do Design Social ao partir de uma problemática local e utilizar a tecnologia como ferramenta de transformação e conscientização. O resultado é um protótipo de alta fidelidade que integra funcionalidades de adoção, por meio de um sistema intuitivo de perfis de animais, e de comunidade, com espaços para troca de experiências, acesso a artigos verificados e grupos de discussão. Adicionalmente, a implementação de elementos de gamificação, como um sistema de pontos e níveis, visa estimular a interação contínua e o fortalecimento dos laços comunitários. O trabalho conclui que, por meio da aplicação de metodologias de design focadas no usuário, é possível criar soluções digitais que não apenas resolvem problemas práticos, mas também promovem o engajamento cívico e contribuem para a construção de uma cultura de cuidado e respeito aos animais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.