Os processos de ensino e aprendizagem de matemática: olhares sobre os desafios e possibilidades
Batista, Diego Estrela Egídio
Resumo
Este trabalho investiga as dificuldades na aprendizagem de matemática, analisando suas causas, desafios e estratégias pedagógicas para superá-las. Observa-se que muitos alunos enfrentam barreiras com limitações cognitivas, ansiedade matemática e fatores socioculturais, que por sua vez, comprometem o desempenho acadêmico. Apesar da evolução em novas técnicas de ensino visando às aprendizagens, ainda há muito a ser feito para mitigar essa desigualdade educacional. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva identificar alguns fatores como limitações cognitivas, ansiedade matemática, lacunas no ensino básico, influências socioculturais e a desmotivação que prejudicam a compreensão matemática e discutir intervenções que buscam minimizar essas dificuldades. A metodologia é baseada em uma revisão bibliográfica, analisando criticamente pesquisas que explorem metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e intervenções voltadas para a redução da ansiedade matemática, diminuição das limitações cognitivas e diferenças socioculturais, bem como os efeitos de abordagens pedagógicas diferenciadas. Os resultados indicam que estratégias como o ensino diferenciado, o uso de tecnologias educacionais, as metodologias ativas e intervenções psicológicas podem contribuir significativamente para a superação ou redução das dificuldades matemáticas, mas apontam para a importância de uma adaptação cuidadosa ao contexto escolar e ao perfil dos alunos. A conclusão reforça que uma abordagem integrada e flexível, que combine práticas pedagógicas inovadoras e suporte institucional, são essenciais para um ensino de matemática mais inclusivo, eficaz e alinhado às demandas contemporâneas da educação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.