A ACESSIBILIDADE: UMA DISCUSSÃO NOS CURSOS DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Silva, Maria Aline Feliciano da
Resumo
Reconhecendo a importância de contemplar a acessibilidade na formação dos profissionais da construção civil, incentivando a pesquisa e o embasamento teórico para obter conclusões quanto os problemas que a falta de mobilidade gera nas pessoas, e como os ambientes acessíveis ampliam a noção de urbanidade nas cidades, o seguinte artigo propõe lapidar o olhar do aluno para as dificuldades de utilização dos espaços públicos para uma pessoa com deficiência. Observando o plano pedagógico do curso técnico, levando em consideração o pensar, elaborar e executar da atividade, focamos nossa intervenção na acessibilidade, buscando através da adequação de espaços públicos de uso coletivo que não estejam devidamente adequados, a extinção das barreiras físicas e ambientais para utilização desses lugares de modo universal. Com isso, o aluno adquire o entendimento técnico profissional das normas e leis de acessibilidade de forma dinâmica, sem esquecer a importância de respeitar a diversidade de seus usuários, levando em conta que as diferenças fazem parte do cotidiano das pessoas, e estas não devem ser excluídas por isso e sim integradas, de modo a eliminar os preconceitos e promover a inclusão social.
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