Avaliação do conhecimento em primeiros socorros de professores nas creches municipais da cidade de Patos-PB
Oliveira, Nyedja Felipe de
Cavalcante, Thaynara de Oliveira
Resumo
Acidentes estão propensos a ocorrer no ambiente escolar a qualquer momento. Por isso, é importante que os professores saibam prestar o atendimento adequado até a chegada do socorro especializado. O objetivo deste estudo é analisar o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros nas creches municipais na cidade de PatosPB. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 61 professores atuantes nas creches municipais, que responderam ao instrumento de coleta, tendo um mês para devolver, conforme o prazo estipulado pelos pesquisadores. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário virtual, desenvolvido no Google Forms, dividido em duas partes: uma destinada à coleta de dados sociodemográficos e outra composta por 12 perguntas relacionadas ao objetivo deste trabalho. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) sob o Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE): 81614424.9.0000.5185 e Parecer nº 7.049.759. Os professores participantes eram predominantemente mulheres, com faixa etária entre 41 e 50 anos, possuíam formação superior completa e especialização na área de Educação. Os resultados indicaram que 90,16% dos professores já participaram de algum curso de primeiros socorros, o que demonstra que as instituições reconhecem a importância e a obrigatoriedade dessa formação básica, conforme previsto na Lei nº 13.722/18, conhecida como Lei Lucas. No entanto, apesar disso, 88,52% dos professores relataram já ter deixado de prestar socorro por medo de cometer algum erro. Os participantes destacaram a importância de realizar as técnicas de primeiros socorros de forma rápida e correta, a fim de salvar vidas. Os resultados também evidenciam as noções básicas dos professores sobre primeiros socorros, no que ser refere à localização correta para a massagem cardíaca, informações que devem ser repassadas ao serviço de atendimento, procedimentos em casos de convulsão ou parada cardiorrespiratória, e verificação da respiração da vítima. Além disso, foi avaliada a atribuição de importância, em uma escala de 1 a 5, à capacitação sobre primeiros socorros e sua aplicação prática no ambiente escolar, bem como à inclusão dessa temática nas ações educativas das creches. Diante desses pontos a serem aprimorados, a implementação de programas de capacitação contínua, a realização de treinamentos práticos e periódicos, bem como o fortalecimento da educação sobre protocolos de atendimento, podem contribuir significativamente para reduzir as inseguranças apresentadas e melhorar as ações imediatas no ambiente escolar.
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