Sequência didática no ensino de ciências e matemática: a temática da água na perspectiva interdisciplinar

Bezerra, Amanda Letícia Florentino Mandú

Resumo

O ensino interdisciplinar surge como alternativa relevante para superar a fragmentação dos conteúdos curriculares, aproximando tais conteúdos da realidade dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que as práticas pedagógicas devem articular saberes e desenvolver competências que integrem conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma contextualizada e crítica. Considerando essas premissas, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar que integre conhecimentos de Ciências e Matemática. Os objetivos específicos são: propor uma sequência que compreenda a importância da água para a vida e para o meio ambiente utilizar metodologias ativas e lúdicas com foco na interdisciplinaridade. Para tanto, apresenta-se uma proposta d e sequência didática interdisciplinar fundamentada no tema "A água em nosso cotidiano", para ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de 6° a 7° ano. A metodologia consiste na elaboração de um modelo didático teórico, no havendo aplicação prática, fundamentada em referenciais sobre interdisciplinaridade, ludicidade e metodologias ativas alinhadas às competências da BNCC. O plano de atividades organiza-se em cinco aulas de 50 minutos cada, com: discussão inicial sobre a importância da água; coleta e análise de dados fictícios de consumo; representação gráfica dos resultados; e criação de um jogo educativo como estratégia de síntese e consolidação dos conteúdos. Espera-se que a metodologia, ao ser utilizada por professores, contribua para uma aprendizagem efetiva, criativa e crítica, promovendo o protagonismo dos estudantes e a formação de uma consciência socioambiental sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

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