DESAFIOS PEDAGÓGICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Melo, Maria Clara Xavier
Resumo
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) garante o direito à educação para todos, mas na prática muitos são os desafios para sua efetivação, especialmente para alunos autistas. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral relatar, a partir da vivência no Estágio Supervisionado II, os principais desafios enfrentados pelos professores de Biologia no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Para tanto, buscou-se identificar os principais obstáculos encontrados pelos docentes no atendimento a esses alunos, bem como descrever as práticas pedagógicas e os recursos didáticos observados que visam promover a participação e a aprendizagem de alunos com TEA no ensino de Biologia. Além disso, o estudo propõe refletir sobre a necessidade de suporte pedagógico e institucional para garantir uma inclusão efetiva no ensino de Biologia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada no relato de experiência do Estágio Supervisionado II. A pesquisa qualitativa permite uma compreensão mais profunda dos processos vivenciados no cotidiano escolar. As observações das práticas pedagógicas adotadas sugerem que a falta de estratégias específicas e o impacto da formação inicial e continuada são aspectos relevantes para esse processo de inclusão.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.