GERAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE GENÉTICA: POTENCIAL DA IA GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE HQs

Cássia, Aluylken Teixeira de

Resumo

A presente pesquisa investigou o potencial da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na criação de histórias em quadrinhos (HQs), voltadas ao ensino de Genética no Ensino Médio, buscando compreender como formas de engenharia de prompts impactam na qualidade pedagógica dos materiais produzidos. Partindo de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo, foram elaboradas HQs em três modalidades: uma com roteiro autoral manual, outra com uso de prompt simples e uma terceira com prompt estruturado aplicado em modelos de linguagem (LLMs) como o ChatGPT. A metodologia adotada privilegiou a criação de produtos educacionais mediados por tecnologia, avaliados qualitativamente com base em critérios como fidelidade científica, clareza conceitual, criatividade narrativa e adequação ao público-alvo. O estudo mostrou que a IA Generativa, quando utilizada com intencionalidade e domínio técnico, pode ser uma ferramenta potente para a produção de recursos didáticos inovadores, porém, sua eficácia depende da mediação crítica do educador. A pesquisa ainda reafirma que o papel docente continua essencial no uso pedagógico dessas tecnologias, relatando a necessidade de habilidades para o manuseio das ferramentas digitais contemporâneas como a IAGen, e senso sobre ética digital e curadoria de conteúdo. Diante disso, o uso da inteligência artificial generativa na educação não elimina o papel do professor. Ao contrário, exige sua presença ativa, ética e crítica na mediação do conhecimento. Quando operada com responsabilidade, sensibilidade e intencionalidade, a IA pode se tornar uma aliada no enfrentamento dos desafios do ensino de Genética, contribuindo para a criação de materiais mais acessíveis, envolventes e conectados com o universo dos estudantes.

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