Desenvolvimento regional e inovação: as interlocuções entre Os ambientes promotores de inovação das icts acadêmicas da Paraíba

Carmo, Carlos Henrique Alves e Silva do

Resumo

O estudo buscou analisar as colaborações entre os ambientes que fomentam a inovação no estado, em um contexto onde a legislação brasileira avançou no suporte à inovação. Apesar desses avanços, percebe-se uma lacuna na compreensão de como essas estruturas, particularmente na Paraíba, interagem para promover a inovação e o desenvolvimento regional. Tem como objetivo geral analisar as interlocuções entre os ambientes promotores de inovação das ICTs acadêmicas da Paraíba para a geração de conhecimento estratégico e inovação. A pesquisa adota uma metodologia quali-quantitativa, combinando análise documental de 27 normativos institucionais, comparação entre as estruturas de colaboração formalizadas e análise das respostas obtidas via Lei de Acesso à Informação (FalaBR e SIC-PB). Os resultados foram sistematizados em quadros-síntese e em uma categorização das respostas, permitindo identificar convergências, lacunas e desafios. Observou-se que, embora exista um arcabouço normativo robusto, sua implementação prática é heterogênea: há avanços em formalização de parcerias e gestão de propriedade intelectual, mas persistem gargalos no uso compartilhado de infraestrutura, na institucionalização de projetos interinstitucionais e na mensuração de resultados de inovação. As conclusões deste estudo, estão na propositura de recomendações apresentadas em Relatório Técnico Conclusivo sobre a melhoria e/ou aperfeiçoamento das interações entre os ambientes promotores de inovação da Paraíba, abordando tanto os aspectos de colaboração quanto os desafios enfrentados.

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