Ensino de ciências e geotecnologias: uso de metodologias ativas para a percepção ambiental da caatinga e da seca no semiárido paraibano
Silva, Estefânia Gomes da
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver três sequências didáticas fundamentadas em metodologias ativas, integrando dados reais do MapBiomas e mapas do Google Earth Pro, com o intuito de fortalecer a consciência ecológica, a educação ambiental e o protagonismo dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental no semiárido paraibano. As propostas abordam temas relacionados ao uso e ocupação da terra, degradação ambiental e análise da paisagem local, articulando práticas como rodas de conversa, ensino por investigação, resolução de problemas, trabalho colaborativo e aprendizagem baseada em projetos. A estrutura das atividades foi planejada em consonância com as habilidades previstas na BNCC, especialmente aquelas que estimulam a reflexão crítica e a adoção de atitudes voltadas à preservação ambiental. De acordo com a literatura, a integração de geotecnologias e metodologias ativas constitui um recurso eficaz para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e contextualizado, promovendo a autonomia, o engajamento e o pensamento crítico dos estudantes. Assim, as sequências elaboradas configuram-se como instrumentos pedagógicos que podem subsidiar práticas inovadoras e fortalecer a abordagem da educação ambiental no contexto escolar.
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