Revisitando o laboratório de matemática através do cotidiano da sala de aula
Costa, Isaac
Resumo
A Matemática tem sido considerada uma área difícil de entender e estudar. Como proposta de auxílio a compreensão de seus conteúdos, surgiu o Laboratório de Ensino de Matemática, LEM, como ambiente que traz apoio a construção do conhecimento matemático, o qual tenta aproximar a teoria matemática a prática. O LEM objetiva auxiliar aos estudantes e professores de Matemática na resolução de problemas, trazendo a construção de pensamentos, formulando e modelando situações, através de investigações de casos, propondo auxiliar na resolução de questionamentos. Este trabalho pretende demonstrar a prática que pode ser feita fora do ambiente do LEM, ou seja, levando o LEM para áreas externas, fazendo revisitar temas vistos em sala de aula, buscando aproximar a teoria a prática, através de atividades lúdicas, e situações problemas que surgem. Assim, para a realização deste trabalho, foi necessário aplicarmos a pesquisa-ação, para isto, foi apresentado e estudado com os participantes desta pesquisa um Material Didático (Inclinômetro), o qual serviu como apoio ao entendimento dos estudos razões trigonométricas trabalhados em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada em estreita associação entre os participantes, onde se construiu de forma coletiva a observação e análise de que o LEM, pode ser mais um instrumento de aprendizagem Matemática, aproximando pesquisador e participantes envolvendo-os em situações problemas e revisitando na prática a teoria vista na sala, sendo de modo auxiliador para a compreensão Matemática de conteúdos vistos pelos participantes desta pesquisa.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.