A GESTÃO DE PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR -UM ESTUDO DE CASO
Diniz, Adinercia Clécia do Nascimento
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a gestão de processos de certificação do ensino superior no IFPB no campus João Pessoa, através de questionário aplicado ao gestor e aos colaboradores na coordenação de controle acadêmico. Onde evidenciou-se um alto índice de ineficácia no controle da gestão de processos de colação de grau no IFPB campus João Pessoa. A importância desse estudo se justifica para a sociedade, pois permitirá que o consumidor possa ser beneficiado com serviços mais rápidos, com qualidade e indo de encontro as suas necessidades. Para fundamentar teoricamente este estudo foram abordados conceitos de gestão de processos, gestão de controle e análise de distribuição de trabalho. A pesquisa foi aplicada, quali-quantitativa, com aplicação de questionário, e teve como procedimento técnico a pesquisa de campo e estudo de caso; seu método é indutivo. A pesquisa permitiu constatar que na empresa, objeto do estudo, embora os gestores e colaboradores apresente conhecimentos sobre a importância e as etapas necessária para gestão de processos na prática não fazem uso desse conhecimento e no tocante a gestão de controle , equivalente aos procedimentos para controlar o processo de certificação do ensino superior, chegou-se ao entendimento que os envolvidos na pesquisa tem um parcial conhecimento sobre a importância e sobre as etapas necessária para uma gestão de controle adequada e que na prática não há padrões de controle definido, ocasionando retrabalho, perca de tempo de matérias.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.