O IMPACTO DA GESTÃO DE PROCESSOS COMUNICACIONAIS NO SETOR DE LICITAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CONSELHO PROFISSIONAL DE JOÃO PESSOA-PB

Vieira, Danubia da Costa

Resumo

As organizações necessitam cada vez mais, para o seu bom funcionamento, de uma boa comunicação entre os setores, desta forma, ela pode garantir que os seus produtos e serviços possuam a qualidade necessária para satisfazer os clientes. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos da gestão de processos comunicacionais nos processos licitatórios atribuídos ao setor de licitação do conselho profissional estudado e como objetivos específicos levantar fundamentos teóricos sobre o tema abordado; verificar os canais de comunicação que o setor de licitação do conselho profissional estudado utiliza; identificar as falhas na comunicação do setor de licitação do conselho profissional estudado e propor melhorias nos processos comunicacionais do setor de licitação do conselho profissional estudado. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco na organização estudada. Os resultados obtidos mostraram que os meios de comunicação mais utilizados na empresa são o diálogo, o e-mail e telefone. Também foi possível observar que as falhas de comunicação que ocorreram nos processos sempre ocasionavam em vários erros, nos meses em que houve uma maior demanda de processos, também foram os meses em que decorreu um maior número de erros. As falhas que ocorreram com maior frequência no setor de licitação foram relacionadas a informações não transmitidas. Portanto, é necessário que haja uma padronização na comunicação da empresa, para evitar assim as falhas, os erros e atrasos decorrentes.

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