A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO: ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Alves, Cristiane Freire
Resumo
As organizações para obterem maiores vantagens competitivas estão investindo nas práticas de valorização do capital humano, na intenção de atrair e manter os colaboradores motivados, satisfeitos e valorizados. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da valorização do capital humano, como estratégia eficaz para atrair e manter pessoas nas organizações. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem quali-quantitativa, configurando-se também como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário e a observação, sendo o questionário composto por 17 questões fechadas e 01 questão aberta. Participaram da pesquisa 10 colaboradores, e a análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência e percentual, com base na escala de Likert e uma questão fechada para identificar o nível de importância, através da avaliação que alcança de 1 a 5 pontos atribuídos pelos respondentes. Os principais resultados obtidos demonstraram facilidade em realizar o trabalho apenas com as orientações; expectativa de participar de treinamentos disponibilizados pela empresa e condições seguras de trabalho. Identificou-se que a organização apresenta condições propícias e seguras de trabalho em relação à luminosidade, temperatura e aos equipamentos, permitindo a realização do trabalho sem dificuldades. No entanto, não proporciona remuneração atraente; incentivos financeiros pelo cumprimento de metas e resultados; beneficios que proporcionem qualidade de vida e atendam as necessidades; treinamento e desenvolvimento e plano de carreira. Foi posível identificar o nível de importância das práticas de valorização do capital humano e delinear o perfil sócio-demográfico dos colaboradores respondentes
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.