A INFLUÊNCIA DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS INADEQUADA NO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

PEREIRA JÚNIOR, Evandro Gomes

Resumo

As empresas podem ser vistas como processos, e estes são essenciais para sua sobrevivência no mercado. A eficiência, eficácia e o melhoramento da qualidade dos produtos e serviços prestados são, primordialmente, alcançados através de uma boa gestão dos processos da empresa. No IFPB também se faz necessário que a boa gestão destes processos ocorra, propiciando agilidade na satisfação dos clientes. Este estudo tem natureza aplicada, seus objetivos tem caráter descritivo exploratório, sua abordagem foi quali-quantitativa e seus procedimentos documental e bibliográfico. Em observação dos problemas ocorridos no Departamento de Ensino Superior, onde processos que não deveriam ir para o setor, foram encaminhados indevidamente gerando gargalos no fluxo dos processos e causando prejuízo às suas atividades. Na busca do entendimento de como ocorria o problema, foi observado que o tal era originado no setor onde o processo era gerado, que é a Coordenação de Protocolo. As observações constaram que existem várias causas para a entrega indevida dos processos ao DES, entre elas, a falta de informação e a indisponibilidade do setor Protocolo, de encaminhar o processo outras vezes ao devido setor. O estudo concluiu que o fluxo indevido do processo prejudica as atividades do DES e ocasiona maior tempo em trâmites até a solução do processo. O IFPB deve atentar para a melhoria dos seus processos, proporcionando mudanças efetivas em todas as etapas dos processos, para que o haja uma melhora consistente na prestação deste serviço pela empresa e os clientes internos e externos sintam-se satisfeitos.

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