Estudo da casca da banana como material adsorvente em tratamento de águas: uma atividade teórico-experimental para o ensino de química.

SALES, Fávia Rhuana Pereira

Resumo

A maioria dos estudantes apresenta dificuldades no que concerne à disciplina Química, por pertencer a uma das áreas das Ciências Exatas, geralmente tem-se a concepção de uma matéria abstrata e complicada, por parte do alunado, o que gera desmotivação em seu estudo. Além disso, o constante uso de metodologias estáticas contribui para uma falta de interesse por parte destes alunos, minimizando ainda mais o seu progresso cognitivo. A partir dessa problemática, a utilização de recursos metodológicos que possibilitem a valorização do conhecimento já existente do público alvo, ressaltando sua importância, corroborando com os conceitos científicos envolvidos, enaltece uma aprendizagem significativa. Dentro dessa conjuntura, algumas ferramentas metodológicas foram empregadas com o intuito de propor uma atividade teórico-experimental com uma turma do 4o ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Utilizou-se a metodologia qualitativa, quantitativa e participante para o desenvolvimento das atividades, bem como para tratar os resultados encontrados durante a pesquisa. Para tanto, o uso da contextualização dos conteúdos de Química, a abordagem de Temas Transversais, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Experimentação, foram empregados para abordar a temática de Tratamento de Água com dureza elevada. Foi utilizada técnica de adsorção em batelada com a casca da banana (adsorvente natural), a fim de despertar e incentivar a busca de soluções para o tratamento da água captada pelas comunidades rurais. Desse modo, o conjunto de ações proposto configurou um ambiente escolar mais produtivo, visto que os educandos compreenderam as inter-relações dos conceitos químicos envolvidos numa problemática social, em que houve a identificação do senso comum junto ao conhecimento científico. E ainda, a participação ativa do alunado possibilitou a edificação dos conhecimentos de forma significativa, em que o mesmo pôde tomar decisões e atuar ativamente para solucionar problemáticas contribuindo para uma aprendizagem significativa.

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