Análises comportamentais da abordagem lúdica no ensino de química com base no jogo lúdico: brincando com a evolução atômica

SILVA, Viviane de Oliveira

Resumo

O Ensino de Química, muitas vezes, ainda se baseia em aulas expositivas, metodologias tradicionais e de conteúdo sem nenhuma relação com o cotidiano do aluno, como consequência disso, encontramos professores desmotivados e alunos sem nenhum interesse pela disciplina. Diante disso, os jogos lúdicos podem ser recursos que podem ajudar a superar o atual ensino praticado, pois por meio de atividades lúdicas o discente desenvolve suas capacidades e habilidades de forma significativa. O presente estudo se propõe a utilizar um jogo lúdico como recurso alternativo para o ensino de Química. O trabalho foi desenvolvido no Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, localizada na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba Brasil, com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio no turno da manhã. Sessenta e quatro alunos participaram de todos os momentos deste ensaio. A metodologia foi embasada nas pesquisas qualitativa e quantitativa. O recurso utilizado se mostrou muito satisfatório e eficiente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, o que possibilitou o desenvolvimento de habilidades nos alunos, como também, uma melhoria dos conhecimentos específicos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.