A formação dos elementos químicos como tema gerador em aulas de química do 1º ano do ensino médio da EJA
SILVA, Pollyanna Cristina Gomes e
Resumo
Este trabalho tem como foco a aplicação de aulas diferenciadas sobre a formação do elemento químico com a modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello situada no bairro de Mangabeira em João Pessoa, Paraíba. As aulas foram aplicadas em quatro turmas, nelas o educador se utilizou do contexto histórico e das representações simbólicas existentes na linguagem da química para que o conteúdo pudesse ser abordado explorando os seguintes recursos: aula expositiva dialogada através de data show intercalada com exibição de vídeos, prática química e jogos didáticos. Os dados para a avaliação da proposta didática foram obtidos a partir de um questionário aplicado no início e no final da aula e uma cruzadinha. Para tanto, foi analisado o conhecimento prévio dos alunos e aquele desenvolvido em sala de aula. Dessa forma foi possível avaliar duas perspectivas qualitativas: a primeira com respeito ao tema trabalhado e a segunda com relação à metodologia utilizada pelo professor. Assim, a pesquisa em questão mostra que os educandos da EJA necessitam de métodos didáticos que impliquem em facilitar o processo de ensino e aprendizagem, que o professor deve explorar ao máximo os recursos visuais e respeitar a criticidade do aluno para que o envolvimento dele com o conhecimento possa fluir de forma prazerosa, diferente do que ocorre no método tradicional. O trabalho com as turmas da EJA fluíram de forma satisfatória e o método utilizado pelo professor foi analisado pelos alunos como positivo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.