ESTRATÉGIAS DE MARKETING EXPERIENCIAL E SENSORIAL: Uma avaliação das práticas em uma Livraria de João Pessoa

SILVA, CAMILLA RIBEIRO FRANCO DA

Resumo

O Marketing experiencial e sensorial ressalta o estudo e o entendimento da percepção através dos cinco sentidos, sendo um conjunto de ações de comunicação não verbalizada de baixo custo que é utilizado nos PDV’s, com a finalidade de fixar uma marca, um produto ou serviço, gerando sensações com os cinco sentidos humanos que proporciona vínculo emocional com o cliente, criando experiências inesquecíveis através do tato, olfato, paladar, visão e audição, porque compreende que o comportamento de compra é uma experiência física, biológica, sensorial e mental. Perante tal conceito o presente estudo buscou analisar de que forma o uso de estratégias de marketing experiencial e sensorial no ponto de venda influenciam na satisfação dos clientes da Livraria Gospel Mix, através de um questionário aplicado aos clientes desta. Quanto a isso se buscou apoio teórico que validasse esse estudo em diversos autores que tratavam do assunto. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem quanti-qualitativa e configurando-se também como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram documentais, de observação direta e um questionário estruturado e fechado com base na escala de Likert, elaborado pelo autor. A fim de que a análise fosse realizada se buscou a percepção dos clientes no tocante a satisfação quanto às sensações que os mesmos tinham no ambiente da livraria e o serviço prestado pela mesma, com a finalidade de captar os estímulos que dão início ao processo perceptivo, mudando o que o marketing tradicional afirma que valoriza a racionalidade dos argumentos com uma argumentação lógica, para aquilo que o marketing sensorial realiza que é trabalhar o lado afetivo com os sentimentos e a memória de seu consumidor.

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