Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2019-05-16
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O processo de e-commerce no Bazar do Desapego Guarabira Oficial

    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de e-commerce realizado em um grupo de compra e venda de produtos e serviços, identificado como Bazar do Desapego Guarabira Oficial na rede social Facebook. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de identificar a motivação para o e-commerce neste ambiente virtual, a percepção de risco dos usuários nessas transações comerciais eletrônicas, relacionar os itens mais comercializados e apontar as possíveis melhorias no serviço prestado, pois é cada vez mais comum o uso dessa forma de negócio, pela facilidade de acesso e economia. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uso de estatística descritiva exploratória na análise dos dados obtidos. A obtenção dos dados foi realizada por meio de um questionário online. Com os resultados obtidos verificou-se que as principais motivações para o e-commerce neste ambiente são os preços acessíveis e a facilidade na negociação. Em relação à segurança, observou-se que a maioria dos usuários, sejam vendedores ou compradores, veem a entrega do produto e o local da entrega a principal insegurança desse modo de social commerce. O item mais procurado para compra através do Bazar do desapego é o telefone celular. As possíveis melhorias observadas estão relacionadas à segurança dos usuários. O ponto destacado para isso na pesquisa é a criação de um cadastro para vendedores. Mais um ponto abordado para melhoria é a forma de pesquisa dos itens procurados.

  • 2019-05-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Qualidade no atendimento estudo de caso no Real supermercado na cidade de Guarabira - PB

    Reconhecer as dimensões na excelência no atendimento aos clientes nas redes de supermercados no Brasil é um grande desafio. Neste sentido, surge a preocupação, pessoal e acadêmica, em analisar a qualidade no atendimento ao cliente em um empreendimento de comércio alimentício varejista na cidade de Guarabira-PB, o Supermercado Real. Destacando nesse percurso metodológico fatos que revelam sua abrangência em qualidade de produtos e atendimento ao cliente. Sendo assim, para compreender as diretrizes que versam sobre a qualidade no atendimento e serviços do empreendimento de comércio alimentício, foi aplicada uma metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa tendo uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário de múltipla escolha com 19 itens distribuídos em cinco dimensões, utilizando-se de uma escala Likert com 7 pontos que proporcionaram mostrar a relação entre a excelência em atendimento, serviços, marcas e marketing do supermercado e os cuidados com o tratamento com clientes e dos produtos oferecidos a eles. Os resultados mostraram que os consumidores são em sua maioria do gênero feminino, casados, com idade entre 31 e 40 anos com ensino médio. Sobre a avaliação do supermercado, perfil de todos os itens apresentados foram bem avaliados com médias acima de 5 pontos.

  • 2019-05-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A importância do marketing de relacionamento para a fidelização de clientes em uma empresa de estética na cidade de Guarabira - PB

    O presente trabalho busca entender a importância do marketing de relacionamento para fidelização dos clientes de uma empresa de estética na cidade de Guarabira – PB. Nesse contexto definiu-se como objetivo geral analisar a importância das estratégias de marketing de relacionamento para fidelização dos clientes dessa estética. Para tanto, em termos de aspecto metodológico, sua abordagem foi quantitativa e foi aplicado um questionário contendo 13 perguntas que teve relação com o tema o marketing de relacionamento e percepção dos clientes sobre as ferramentas de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa, a fim de identificar quais estratégias de marketing de relacionamento estão sendo utilizadas na empresa, além de identificar o perfil dos participantes da pesquisa. Os principais resultados obtidos pela pesquisa indicam que a maioria dos pesquisados são clientes fiéis. Ademais, os principais fatores que contribuem com a fidelização dos clientes são a qualidade no serviço e a qualidade no atendimento, pois a forma como a empresa trata cada um deles entendendo suas necessidades contribui para manutenção do relacionamento construído ao longo do tempo.

  • 2019-05-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Comportamento do consumidor de cerveja na cidade de Guarabira - PB

    O presente artigo traçou o perfil dos consumidores de cerveja na cidade de Guarabira-PB, revelando como se estabelecem as relações que envolvem o consumidor e seu comportamento na escolha do produto. O artigo apresenta meios que discutem o contexto científico apontando como os hábitos e ocasiões de consumo de cervejas podem ser influenciados pelas preferências dos clientes; revelando como os fatores socioculturais e psicológicos buscam analisar os conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na tomada de decisão de consumo e envolvimento com produto consumido. Sob a ótica de uma metodologia com estudo quantitativo, descritivo e exploratório de campo, buscou, com a aplicação de um questionário com consumidores de cerveja de alguns pontos comerciais da cidade de Guarabira – PB, reconhecendo suas principais influências, preferências no consumo da bebida, em que os foram analisado os dados coletados quantitativamente, bem como foi possível, através de um levanto bibliográfico, expor alguns autores e a evolução dos conceitos sobre comportamento do consumidor, qualidade do produto, aspectos do marketing e o envolvimento de decisão de consumo desses clientes.

  • 2017-01-31
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Sistema de informação para bibliotecas : uma abordagem avaliativa dos servidores da Biblioteca Nilo Peçanha do campus João Pessoa

    Este trabalho foi elaborado com a premissa de avaliar a utilização do Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) pelos Técnicos Administrativos do quadro permanente de servidores lotados na Biblioteca Nilo Peçanha (BNP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), campus João Pessoa, no que tange às atividades desenvolvidas no cotidiano, desde o mês de agosto 2013, período em que o sistema foi instalado. Devido a este tempo transcorrido, faz-se necessário analisar se o mesmo atende a todas as demandas de modo eficaz. Assim, para enfatizar o alcance do objetivo proposto por este estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental.

  • 2019-05-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A satisfação dos clientes no mercado de calçados em Guarabira - PB

    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou analisar a satisfação dos clientes que compraram calçados na cidade de Guarabira – PB. Buscou-se compreender a percepção que os consumidores tiveram a respeito das maneiras pelas quais foram atendidos no mercado local de varejo de calçados. Em busca disso, foram realizados questionários com os clientes para observar suas opiniões e sentimentos acerca do processo de compra. Após a aplicação dos questionários sobre o atendimento no comércio varejista de calçados, as informações foram organizadas de maneira que se pôde compreender os pontos relevantes no que diz respeito à satisfação dos clientes em seus processos de compra. Para melhor fundamentar as análises, estudos de marketing, vendas e consumo forneceram a fundamentação teórica necessária a fim de se compreender os dados adquiridos. A contribuição dessa pesquisa se pautou na compreensão dos valores que os consumidores esperavam encontrar quando realizaram suas compras, o que pode ajudar o setor de calçados a perceber quais pontos podem ser trabalhados e o que precisa ser desenvolvido para ampliar os negócios.

  • 2018-05-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Competências, exercício profissional e a formação tecnológica do gestor ambiental : o caso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal da Paraíba

    A profissão de gestor ambiental é considerada uma atividade laboral relativamente nova, por isto muitos delineamentos no que diz respeito a este profissional ainda estão em construção. Diante disto, o estudo das competências profissionais na gestão ambiental é necessário para apontar caminhos eficientes na formação e inserção dos estudantes formados no mundo do trabalho. Conhecer e desenvolver as competências profissionais exigidas para a atuação do gestor ambiental torna-se um diferencial competitivo para a atuação na profissão. Assim, a pesquisa busca analisar as competências requeridas na formação do gestor ambiental, a partir da relação entre os apontamentos destacados nos instrumentos legais relativos à formação do gestor ambiental e a atuação do gestor ambiental, utilizando como referência os egressos formados do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB-campus João Pessoa. Para identificar as principais competências profissionais inerentes a gestão ambiental, investigou-se nos principais documentos oficiais que norteiam a atuação do gestor ambiental, sendo eles: o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação, a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB campus João Pessoa. Além disto, buscou-se relacionar estas informações junto aos egressos formados do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB – campus João Pessoa, questionando-os sobre quais eram as competências profissionais de maior relevância com base em suas experiências práticas. Assim, por meio de um questionário direcionado a um conjunto de oitenta egressos formados foram abordadas perguntas sobre seu perfil pessoal, mercado de trabalho e a qualificação durante o período de graduação. As respostas foram significativas e demonstraram cenários de potencialidades e dificuldades, com base nelas foi possível verificar, por exemplo, que 60% dos estudantes graduados pelo CSTGA-JP nunca atuaram em sua área de formação. Por meio do estudo tornou-se possível a identificação e criação de dados teóricos acerca do CSTGA-JP e visualização da inserção dos egressos formados no mundo do trabalho.

  • 2019-05-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Os futuros gestores e o mercado de trabalho na cidade de Guarabira

    Os futuros gestores comerciais encontram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho pelo aumento significativo da concorrência. Esse aumento ocorre devido à globalização, ao aumento do empreendedorismo e as poucas oportunidades de emprego oferecidas para os gestores comerciais nas organizações. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos futuros gestores para se inserirem no mercado de trabalho. A pesquisa teve caráter quantitativo, descritivo e exploratório. Foi realizada no Instituto Federal da Paraíba no Campus Guarabira através de questionário que trouxe perguntas sobre o que os futuros gestores consideram a respeito das possíveis dificuldades que os mesmos irão enfrentar para ingressar no mercado de trabalho. Dentre os resultados encontrados, destacam-se a cidade de Guarabira com mais alunos que frequentam o curso, que são alunos da própria cidade cede do campus, a faixa etária da maioria dos alunos foram de jovens com idades entre 18 e 25 anos e a maioria com renda de até dois salários mínimos. Foi encontrado um resultado preocupante já que em geral os futuros gestores não fazem investimentos pessoas em educação profissional além do curso tanto como deveriam fazer. Quanto as principais dificuldades que acham que irão enfrentar destacou-se a falta de experiência profissional. Os resultados da pesquisa mostraram que grande parte dos futuros gestores já passaram por processos seletivos em empresas. Os futuros gestores em geral se mostraram cientes das habilidades exigidas pelas empresas na escolha de um gestor, além de concordarem que a experiência na área profissional, a formação técnica e específica e um bom desempenho na entrevista são fatores determinantes para se inserirem no mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa mostrou que são poucas as diferenças entre futuros gestores da fase inicial do curso e futuros gestores da fase final do curso.

  • 2019-05-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão sustentável na fabricação de pães

    Buscar a ecoeficiência numa gestão organizacional é o ponto culminante que se deve atingir dentro de uma gerência sustentável e corporativa. Para isso, o gestor deve procurar o uso eficiente de energia, de água, o gerenciamento de resíduos e trabalhar o marketing e a publicidade a fim de minimizar os impactos ambientais, a exemplo da emissão de substâncias tóxicas e poluentes, e maximizar de forma sustentável os recursos renováveis, que tornam-se importantes instrumentos gerenciais para capacitação e criação de condições de competitividade para as organizações, qualquer que seja seu segmento econômico. Entende-se portanto que deve ser inserido no comportamento de uma empresa preocupada com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas a gestão ecoeficiente. O Objetivo desse trabalho foi fazer uma análise com relação às práticas de fabricação de pães e verificar a gestão empresarial da padaria, localizada no bairro novo, Guarabira-PB, se a mesma se enquadra dentro de um padrão sustentável. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva através de coleta de dados aplicando um questionário qualitativo, abordando perguntas relacionadas sobre gestão sustentável, que foi respondida pelo gestor da organização. Considerando o resultado da coleta de dados conclui-se que a empresa é parcialmente sustentável em alguns setores, enquanto em outros totalmente fora dos padrões de uma organização sustentável.

  • 2018-11-21
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram ao aplicativo informa brejo na cidade de Solânea - PB

    Existe hoje uma necessidade de inovação, principalmente em plataformas digitais, relacionados a divulgação ou propagação de suas marcas por parte dos empreendimentos. Por tal premissa a presente pesquisa tem como seu objetivo principal perceber o impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram ao aplicativo de Marketing Digital InformaBrejo na cidade Solânea-PB, identificando quais suas expectativas e benefícios trazidos. Quanto as expectativas criadas, foi percebido que aumentar a visibilidade da empresa foi a que mais se destacou e em contra ponto o benefício percebido que mais se destacou foi em relação ao quanto o aplicativo facilita na busca de informações pela empresa. Fazendo assim, com que esse trabalho sirva de instrumento para auxiliar os desenvolvedores entender melhor os anseios dos empreendimentos e ajude a empresas que pretende aderir a esse modelo de Marketing Digital como esse tipo de plataforma atinge os mesmos.

Results 161-170 of 4388 (Search time: 0.001 seconds).
  • previous
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015