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Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Impactos causados pela mídia social Whatsapp: um estudo de caso na empresa São Luiz moda Griffe

    Atualmente, o mundo é marcado pela globalização, tecnologia, internet e relacionamentos virtualizados e as redes sociais desempenham importante função no que diz respeito a comunicação empresarial. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar os impactos causados pelo Marketing Digital, por meio da mídia social WhatsApp, na empresa São Luiz Moda Griffe, a qual se localiza na cidade de Alagoa Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o uso desse aplicativo pode levar a um relacionamento entre empresa e cliente, onde a referida empresa obteve uma crescente porcentagem no número de seus clientes, gerando assim lucro com baixo custo na utilização desse aplicativo, porém, trouxe algumas desvantagens como a saída de alguns participantes do grupo, que se sentiram incomodados com a quantidade de mensagens. Contudo, mesmo com essas barreiras o aplicativo WhatsApp é eficaz na divulgação, promoção e comercialização de produtos e serviços de forma simples e barata, atingindo um grande número de pessoas.

  • 2019-05-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise da importância do marketing digital em um supermercado na cidade de Mari - PB

    O marketing digital é o conjunto de estratégias de marketing e publicidade que fazem uso dos recursos digitais para desenvolver suas ações comunicativas. Sendo assim, por meio dessas atividades, o cliente e a empresa criam um relacionamento permanente, deixando-os conhecedores do seu negócio, confiantes e satisfeitos com a escolha realizada. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância do marketing digital em um supermercado na cidade de Mari-PB. Foi utilizado um levantamento survey composto por 20 questões de múltipla escolha, relacionadas ao Marketing Digital, por meio de uma metodologia quantitativa e descritiva, em um universo que reúne um quantitativo de 6.287 sendo 4837 amigos no Facebook e 1450 seguidores no Instagram. Participaram da pesquisa 250 respondentes e foi constatado que o Marketing Digital mostrou-se de suma importância para o segmento de supermercado. Observou-se também que o Facebook lidera a preferência no uso, relacionamento com o supermercado e compartilhamento de experiência através das redes socias. Os consumidores se mostraram ser influenciados pelas mensagens ou produtos e também interessados em estar informados no sentido de comparar marcas de produtos e preços. Nos manifestos dos respondentes, verificou-se, com clareza, a influência das redes digitais sobre os consumidores durante os processos de decisão de compra.

  • 2017-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A visão das competências gerenciais com foco no comprimento organizacional um estudo de caso no Banco do Brasil - Ag. Guarabira PB

    Nos últimos anos a implantação do modelo de gestão por competências e comprometimento vem surgindo como aparato para a adequação do desenvolvimento empresarial e na capacitação do indivíduo para buscar a eficiência do desempenho de suas atribuições no trabalho e na eficácia da obtenção dos resultados financeiros para a organização. A gestão por competências tem o objetivo de aumentar o desempenho organizacional, aprimorar o conhecimento das pessoas no ambiente de trabalho para gerar os resultados esperados para a empresa e para obter a vantagem competitiva. Para a realização deste trabalho foi feita, de início, uma pesquisa bibliográfica justificando as limitações e contribuições da pesquisa, situando o objeto de estudo que foi analisar as competências gerenciais com foco no comprometimento organizacional na visão dos gerentes pesquisados. As abordagens de pesquisa são de forma qualitativa, caracterizada como um estudo de caso realizado na Agência do Banco do Brasil de Guarabira-PB, que é o universo da pesquisa e onde cinco gerentes são a amostra. É um estudo de cunho exploratório descritivo, aportado pela técnica científica de aplicação de questionário que será do tipo semiestruturado.

  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Reclame aqui! Uma análise da maior organização de varejo virtual do Brasil

    Diante do rápido crescimento do e-commerce no mercado brasileiro, é comum a preocupação das partes interessadas acerca da qualidade dos produtos e serviços oferecidos neste comércio. Diante disto, esse artigo tem como objetivo geral analisar a percepção dos consumidores da maior organização varejista on-line do Brasil, B2W Digital, acerca da resolução de problemas no pós-venda. Para isso, elencou-se como objetivos específicos: Observar a reputação das lojas pertencentes ao grupo B2W Digital; Identificar algumas reclamações atendidas e não atendidas e Investigar as possíveis razões que justifiquem a nota atribuída as lojas. Para tanto, foi utilizado um estudo exploratório-descritivo, utilizando-se de informações disponíveis no site Reclame Aqui a respeito da reputação das lojas e depoimentos dos consumidores onde foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, acerca da reputação, as empresas estudadas possuem elevado índice de avaliação pelos consumidores, assim como um percentual proeminente de reclamações atendidas, aspecto que tende a justificar as notas atribuídas as empresas. As conclusões deste trabalho evidenciam a importância no atendimento e resolução das reclamações dos consumidores virtuais, sendo as experiências obtidas no pós-compra fator fundamental para construção da reputação no E-commerce.

  • 2018-11-21
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Finanças Pessoais : um estudo envolvendo os alunos de gestão comercial do Instituto Federal da Paraíba - Campus Guarabira / Hugo Lima Xavier

    A educação financeira é fundamental para os indivíduos, uma vez que auxilia a planejar suas rendas, assim também como orienta a poupar e a investir. O estudo presente tem como finalidade descrever o perfil socioeconômico pessoal dos alunos de graduação em Gestão Comercial de uma Instituição de Ensino Superior Tecnológico de Guarabira-PB, e subsequentemente sugerindo opções para que essas pessoas possam ter maior controle, focando uma melhor estabilidade financeira. Com abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário. Os resultados adquiridos mostram que os alunos possuem certos conhecimentos sobre finanças pessoais, apesar disso a maioria não utiliza nenhuma forma de investimento além da poupança e muitos não aderem ao cartão de crédito. Conceituamos esse perfil por meio das análises dos resultados verificando a realidade dos alunos.

  • 2019-05-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Um estudo sobre o comportamento de líderes e liderados à luz da teoria X e Y, de Douglas McGregor

    Um dos motivos determinantes para uma empresa é compreender os fatores comportamentais de seus colaboradores, e com base nesse entendimento adotar práticas que visem incentivar posturas de comprimentos de objetivos e quem sabe, superação destes. Das teorias organizacionais podem-se destacar as teorias X e Y de Douglas McGregor como relevantes para esta análise dos recursos humanos. Percebe-se que a transição de X para Y ou seja de uma postura de trabalhador que não gosta do trabalho e nem de responsabilidade para uma postura madura, criativa e participativa, deve ser realizada em processo continuo, sendo a postura do próprio gestor decisiva para o alcance dos resultados. O estudo foi realizado com os colaboradores da empresa Prepara Cursos no município de Santa Rita na Paraíba com o objetivo de analisar o comportamento de líderes e liderados com base na teoria x e y de Douglas MCGregor e percebeu-se que a gestão tem papel fundamental na percepção dos colaboradores.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise do clima organizacional no Instituto Federal da Paraíba

    Preocupadas com seus funcionários e suas percepções perante o seu ambiente de trabalho, as organizações vem buscando gradativamente proporcionar um ambiente sadio e com boas condições de trabalho, em prol de obter um bom Clima Organizacional. Desta forma, pode-se dizer que Clima Organizacional (CO) é a resposta através da percepção de como os funcionários enxergam a organização, seja por aspectos administrativos ou acerca dos relacionamentos interpessoais existentes (OLIVEIRA, 2012). O CO se manifesta independente do setor, seja público ou privado. Entretanto, o setor público no qual o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está inserido, tem maior relevância, pelo fato do Instituto ter apresentado um crescimento considerável no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo analisar o Clima Organizacional do Instituto Federal da Paraíba. A pesquisa possui a finalidade exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Quanto ao instrumento aplicado, foi utilizada a Escala de Clima Organizacional (ECO) desenvolvido por Martins (2004), que possui 63 itens contidos em 5 fatores. Os questionários foram aplicados via e-mail, direcionados aos servidores do IFPB, e em seguida, os dados tabulados no Software Excel. Destaca-se que o fator Recompensa obteve a menor média, enquanto o fator Controle/pressão a maior média. Conclui-se que o Instituto contém funcionários que se mostram satisfeitos no que tange ao Controle/pressão exercidas pela Organização, isso por já conhecerem suas atividades e tarefas presentes no Regimento e Estatuto, fazendo com que o Instituto não necessite exercer uma cobrança excessiva nestes aspectos. Ainda, os funcionários não consideram a recompensa como algo ruim, visto que, devido trabalharem na Rede Federal de Educação, recebem um salário fixo, onde não é aumentado conforme obtenha mais qualidade ou produtividade em suas atividades.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Um estudo sobre as equipes de trabalho no Instituto Federal da Paraíba

    Em geral, os Institutos Federais, ao longo dos anos, estão com notáveis mudanças na forma de delegar funções e responsabilidades dentro da organização. Por se tratarem de organizações dinâmicas e heterogêneas, que investem em tecnologia e conhecimento humano, os IF’s abrangem áreas como educação, ciência e tecnologia que contam com equipes de trabalho que mostram que por ser uma instituição clássica, possui equipes jovens que trabalham de forma dinâmica e com visão, para alcançarem diariamente suas metas, de forma que atinjam as expectativas dos alunos e dos superiores. Assim, a presente pesquisa procura analisar o funcionamento das equipes de trabalho do Instituto Federal da Paraíba quanto as interdependências de tarefas e resultados. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem exploratória descritiva, possuindo uma finalidade quantitativa. O universo da pesquisa aborda todos os campi do Instituto Federal da Paraíba, utilizando um questionário elaborado por meio da plataforma de pesquisa SurveyMonkey. A coleta de dados ocorreu no período de junho a julho de 2016, após a aplicação de um pré-teste em 2015. Foi obtido um total de 325 respostas. Apresentou-se um resultado neutro na Escala de Interdependência de Tarefas (3), demonstrando que os docentes e técnicos administrativos do IF não são impactados positiva nem negativamente pela ajuda dos colegas para a execução de sua própria tarefa. Em contrapartida, obteve-se um resultado positivo na Escala de Interdependência de Resultados (1,87), mostrando que os indivíduos do IFPB conseguem lidar positivamente com a dependência do atingimento de metas dos colegas de trabalho.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O impacto das licitações na execução do orçamento da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba-IFPB: um estudo das aquisições de materiais permanentes e de consumo no exercício de 2017

    Este estudo, que buscou verificar os procedimentos licitatórios e seus efeitos na execução do orçamento da Reitoria do IFPB no exercício de 2017 na ação 20RL Funcionamento, verificou se falhas na execução das licitações prejudicaram a execução do orçamento e consequente perda de recurso. Para isso, fez-se necessário levantamento documental através de portais do Governo Federal, bem com entrevista semiestruturada com o Diretor de Orçamento da Reitoria do IFPB, para que se pudesse atingir aos fins propostos. Optou-se pela Reitoria do IFPB e pelo exercício de 2017, por questões práticas, pois analisar a execução do orçamento de todos os campi do IFPB tornaria o trabalho mais complexo e exigiria mais tempo de pesquisa. Com a coleta dos dados verificou-se que as licitações de aquisições de bens e serviços são de forma majoritária na modalidade pregão e que há significativa demora na conclusão dos processos, associadas a índice considerável de itens cancelados. Isso provoca retrabalhos, o retardamento da execução do orçamento da Reitoria para o segundo semestre e consequentemente elevado índice de notas de empenhos inscritas em restos a pagar, aumentando as probabilidades de inadimplência de fornecedores e perdas de recursos.

  • 2018-10-24
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Dimensões multidisciplinares e as particularidades gerenciais de um empreendimento social: o caso CataJampa

    O artigo tem por objetivo analisar os aspectos gerenciais de um empreendimento solidário, a fim de determinar as particularidades que definem seus modos de operação. Para tanto, optou-se por investigar um processo organizativo de um empreendimento solidário típico, levando-se em consideração suas características particulares, que extrapolam a questão funcionalista, analisando as dimensões concebidas por Andion (2005), a dimensão social, a dimensão econômica, a dimensão ecológica e a dimensão organizacional e técnica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de estudo de caso de natureza exploratória - descritiva, utilizando três estratégias de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e dados documentais O empreendimento escolhido para estudo foi uma cooperativa de recicláveis, o CataJampa, localizado na cidade de João Pessoa- PB. A análise das informações coletadas levou em consideração as categorias e variáveis definidas no estudo de Andion (2005). Concluiu-se que o CataJampa possui características das duas modalidades de gestão, as quais possuem finalidades distintas. Uma de caráter funcionalista, que parece ser eficiente em tornar a cooperativa mais competitiva e lucrativa, que é o que os cooperados almejam. E outra de caráter solidário, que promete ser eficiente em tornar o empreendimento, além de economicamente produtivo, um centro de interação democrático e igualitário, que é o que seus cooperados precisam.

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