LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA PERIFERIA Possibilidades e desafios em uma experiência no Ensino Médio

ARAÚJO, Philipe Pereira Borba de

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compartilhar uma experiência de desenvolvimento de um projeto de letramentos acadêmicos desenvolvido de forma remota em uma escola integral estadual de ensino médio de João Pessoa/PB, à luz dos novos estudos do letramento. O projeto culminou em um evento com duração de uma semana, que propiciou a circulação de textos escritos relacionados à vida acadêmica: página oficial do evento; formulário de inscrição; apresentação de slides; outros gêneros que envolvem o desenvolvimento de uma pesquisa científica (artigos, capítulos de livros, websites, ensaios, notícias); e ensaio reflexivo final. De uma forma geral, o evento foi avaliado de forma bastante positiva, seja por estudantes, seja pelo corpo docente e gestor da escola e contribuiu para o aumento no engajamento dos discentes. O evento propiciou, ainda, a docentes e discentes, a oportunidade de compreender a atividade social “apresentar trabalho acadêmico” em sua integralidade, promovendo práticas integradoras de escrita e de leitura com a oralidade em contextos acadêmicos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.