A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA

CUSTÓDIO, Francinaldo dos Santos

Resumo

Objetivamos discutir como o livro didático da escola pública é constituído em termos imagéticos quanto a negritude. A razão da discussão do livro em questão é por fazer parte das coleções língua inglesa aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos em grande escala para o Ensino Médio das escolas públicas. A fundamentação teórico-metodológica deste trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa fundamentada nos estudos do Letramento Crítico (STREET, 1995), Multiletramentos (ROJO, 2009), Multimodalidade (SILVINO, 2014) e Letramento Visual (STOKES, 2002) que nos possibilita discutir os textos imagéticos como produtos providos de significados e dentro um contexto social, político e cultural. Por fim, discorremos como os códigos visuais colaboram nas práticas discursivas sociais. Percebemos, através deste trabalho, que as imagens ratificam preconceitos e estereótipos, entretanto ressaltamos a importância de explorar a produções de sentidos que o texto visual possibilita dentro de um contexto social, pois o letramento visual consiste em exercer a cidadania, possibilitando aos indivíduos participação social.

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