A ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM AULAS REMOTAS DE INGLÊS EM TEMPOS EXCEPCIONAIS.

QUIRINO, Vitória de Fátima

Resumo

O nosso trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre a adaptação de recursos didáticos em aulas remotas de Língua Inglesa durante o contexto de pandemia. A pandemia do Covid-19 trouxe, notadamente, vários desafios inerentes a atuação docente. No tocante a isso, respaldados pela pesquisa bibliográfica e a observação direta do contexto que estamos imersos, percebemos a necessidade de minimizar o impacto agressivo na regularidade do ensino presencial e adaptar o ensino remoto às novas demandas. Diante da urgência de se ajustar à nova realidade provocada pela pandemia, professores e alunos tiveram que ressignificar suas formas de transmissão e apreensão do conhecimento, cuja incidência mirou na transformação de suas casas em ambiente de trabalho e na necessidade da adequação de recursos, metodologias e espaços de interação. Ao cabo de harmonizar essas oscilações negativas, a nossa pesquisa buscou refletir acerca da adaptação dos materiais didáticos, como também entender as implicações da concepção de Ensino Remoto diferenciando-a do ensino a distância (EAD). Para isso, alguns autores foram fundamentais para uma constituição exitosa de nosso corpus teórico, a saber, Freitas (2007), Brasil (2007), Vilaça (2009), Santo (2016), Castro (2005), Freire (1979) entre outros. Concluímos, portanto, que a adaptação dos materiais didáticos configurou-se como um dos principais debates para a manutenção do ensino de língua inglesa via sistema remoto.

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