GÊNERO DE MÚSICA REGGAETON NA PRÁTICA DOCENTE COMO ESTÍMULO AO APRENDIZADO DE LÍNGUA ESPANHOLA

GEA, Danniela Alejandra de Paco de

Resumo

O gênero Reggaetón é uma manifestação artística e cultural de um povo. Essa nova modalidade musical tem o poder de externar sentimentos e expressões, pois, trata-se de um material de êxito mundial, motivador, rico de possibilidades para investigação, bastante atual e acessível, capaz de propiciar estimulo ao aprendizado a uma língua estrangeira (LE) de forma lúdica e positiva, gerando debates e comunicação entre os aprendizes, por meio de inúmeras perspectivas, que pode ser utilizado como ferramenta na prática das quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão auditiva e oralidade. Ele possibilita a assimilação de estruturas linguísticas além de estimular os alunos à literatura, reforçando também o vínculo entre a língua e a cultura. Este trabalho consiste inicialmente em uma pesquisa que fundamenta aportes teóricos, por meio de alguns autores que nos proporcionaram identificar e compreender aspectos históricos e culturais que marcaram a trajetória da música até o surgimento atual do gênero comercial estudado; além de compreender o seu funcionalismo no cérebro a partir das inteligências múltiplas e de fatores afetivos como dinamizadores para o aprendizado através dos estudos de Gardner (1995) e Krashen (1982). Posteriormente, para fundamentar este estudo, realizou-se uma pesquisa visando comprovar a eficácia do tema em questão, a partir de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, aplicados com alunos do FISK Escolas de Idiomas e Cursos Profissionalizantes. Em suma, esta pesquisa tende a evidenciar o gênero citado de modo a favorecer a execução de atividades didáticas, como forma de incentivo ao aprendizado da língua espanhola.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.