PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES QUANTO AO ENSINO DE QUÍMICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
Ramo, Luciano Bernardo
Resumo
A pandemia causada por uma doença grave aguda (SARSCoV-2) infectou um grande número da população mundial. Uma das maneiras de conter o avanço da doença foi por meio do isolamento social. Com isso, as aulas foram suspensas e para continuar com o calendário letivo, o Governo da Paraíba implantou o regime especial de ensino com aulas on-line por meio da plataforma classroom, distribuição de atividades impressas, dentre outras estratégias. É um momento, na qual a educação passa por grandes transformações e desafios, especialmente no que se refere ao ensino de Química. Ante o exposto, o presente estudo teve por objetivo analisar a percepção dos alunos e professores quanto ao processo de ensino e aprendizagem de Química frente à pandemia da Covid-19. O público alvo foram 121 estudantes e 3 docentes da rede pública estadual de Arara-PB. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e de procedimento de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários disponibilizados no google forms. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos são do sexo feminino, residem na zona urbana e são beneficiários do Bolsa Família. Além disso, esses classificaram as aulas durante esse período remoto como interessante e a principal dificuldade está relacionada com a velocidade da internet. Já os professores relataram que utilizam diferentes recursos digitais na preparação de suas aulas e apontam a avaliação da aprendizagem como uma dificuldade. A partir da análise dos resultados ficou evidente que a preocupação dos alunos e professores com o processo de ensino e aprendizagem de Química e que esses estão buscando forma de suprir suas necessidades durante as aulas no isolamento social.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.