O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU

Oliveira, Edvaldo Ramalho de

Resumo

Com o advento e as mudanças proporcionadas pelas tecnologias no cenário educacional, surge o desafio de fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática, com o intuito de facilitar e aprimorar a relação de ensino e aprendizagem. O artigo em questão apresenta um estudo a respeito do uso da tecnologia no ensino da Matemática, com ênfase no uso do software Geogebra no conteúdo função polinomial do 1º grau, com o propósito de analisar as contribuições deste software no ensino da função do 1º grau. A investigação foi concedida metodologicamente conforme os pressupostos da pesquisa bibliográfica, orientado pela seguinte questão: quais as principais contribuições do software Geogebra no ensino da função do 1º grau? Para as reflexões teóricas e para responder à questão problema, foram utilizados como aporte autores como Sá e Machado (2017), Ribeiro e Paz (2012); Rêgo (2000), Lima (2009) entre outros. O estudo mostrou que o uso do software Geogebra no ensino da função leva o aluno a aprender de maneira dinâmica e pensativa, compreendendo o conteúdo de forma mais eficaz. Com o uso do Geogebra o aluno tem a possibilidade de visualizar o passo a passo de uma função do 1º grau, de construir e de explorar minuciosamente o gráfico dessa função.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.