O ENSINO DE MATEMÁTICA UMA ABORDAGEM NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES.
Dias, Lindomar Porpino
Resumo
Esta pesquisa surgiu do propósito de analisar as contribuições e dificuldades quanto ao uso das tecnologias digitais por parte dos docentes com foco na disciplina de Matemática. Nesta perspectiva, surgem os seguintes problemas: I) quais contribuições do uso das tecnologias digitais trazem para auxiliar o ensino e aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática? II) quais os desafios que os docentes enfrentam para inserir as tecnologias em suas aulas? III) o ambiente escolar está preparado para inserir as novas tecnologias no ensino e aprendizagem da Matemática? A metodologia foi baseada em um estudo de caso com uma abordagem qualitativa que se desenvolveu em três procedimentos: organização e preparação do questionário, enviado através do Google Forms e coletar os resultados dos 48 docentes da rede de ensino pública e privada, com o objetivo de analisar os principais desafios e as possibilidades quanto a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. A pesquisa teve a interlocução com autores; Moran (2000), Carneiro e Passos (2009), Pereira (2012), Macedo (2013) e Pereira e Chargas (2016). A partir deste estudo, foi possível perceber que as principais dificuldades encontradas foram: a falta de acesso à internet, os alunos não possuem recursos tecnológicos, falta de infraestrutura nas escolas, comprometendo a realização dessa prática e sua formação. Já as potencialidades, pode-se constatar que a tecnologia influencia no desenvolvimento da aprendizagem, de uma forma dinâmica através desse processo, no entanto, deve ser aplicada de modo coerente e criativo, que venha estar em conjunto com o conteúdo de sua grade curricular, e a utilização desses recursos fazendo com que a tecnologia vem fazer parte de suas práticas docentes, de forma a auxiliar na aprendizagem dos alunos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.