CONHECENDO E TRABALHANDO MEDIDAS INACESSÍVEIS DE FORMA PRÁTICA

Araujo, Adriana da Cunha

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma abordagem acerca da trigonometria em sala de aula de forma prática, por meio do cálculo de medidas inacessíveis, desenvolvido com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) de uma Escola Pública Estadual, situada no interior da Paraíba - PB. A pesquisa pretendeu desenvolver um trabalho prático e capaz de aguçar o alunado participante da pesquisa, para o estudo da trigonometria com aplicações no cotidiano, tendo como foco um aprendizado mais significativo, com base no que orientam documentos a exemplos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugerem o desenvolvimento de competências e habilidades de conhecimentos fundamentais a serem aplicados na Matemática capazes de oportunizarem a compreensão e a atuação no mundo com criatividade, pensamentos críticos e colaboração. Identificamos um interesse e curiosidade por partes dos alunos durante o trabalho, demonstrando-se valorizados e competentes em construir seu próprio conhecimento. Logo, este estudo acentua que aulas diferenciadas trabalhadas com vista em situações reais do dia a dia, permitem que o estudante adquira e construa saberes a partir da realidade onde se encontra inserido, relacionando conhecimento teórico a conhecimento prático de forma dinâmica, participativa e produtiva.

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