UM NOVO OLHAR PARA A FÍSICA: CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO

Pereira, Danilo
Silva, Emilio
Barreto, Ivaldy
Gomes, Valdenes

Resumo

O principal objetivo da educação, apontado pelos documentos oficiais, é a formação cidadã do sujeito, a fim de que ele desenvolva uma postura crítica e reflexiva para que seja capaz de atuar na sociedade. No entanto, percebe-se que ainda estamos distantes dessa meta e que, por esse motivo, precisamos aperfeiçoar nossa prática pedagógica, inovando o processo de ensino aprendizagem para promovermos uma aprendizagem verdadeiramente significativa para os alunos. O presente artigo traz uma experiência vivenciada na disciplina de Física, com alunos do 2º ano do ensino médio regular e técnico da ECIT Dr. Elpídio de Almeida, na cidade de Campina Grande-PB. O principal objetivo da pesquisa foi buscar “remodelar” a concepção que a maioria dos alunos do Ensino Médio tem sobre a Física, como sendo uma simples extensão da Matemática, apresentando a disciplina de forma contextualizada e com a vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Trabalhamos com experimentos no laboratório, simuladores computacionais e um episódio histórico. Percebemos que com a aplicação prática dos conteúdos estudados e o uso da História da Ciência, os alunos sentiram-se mais motivados a aprender e conseguiram perceber que a Física, e a ciência de um modo geral, está presente no seu cotidiano. Os alunos foram submetidos a dois questionários pré e pós-execução do projeto. Através da análise dos questionários, notamos um aumento significativo do número de alunos que expressaram o interesse pela Física e que a consideram importante, o que nos leva a inferir que o projeto se mostrou como uma experiência extremamente válida e satisfatória para o professor e para os alunos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.