TEORIAS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA
Novo, Jose
Lucena, Francisco
Neves, Deyse
Araujo, Jefferson
Resumo
As Teorias de Aprendizagem (TA) detalham e explicam como acontece o desenvolvimento mental e a aprendizagem do indivíduo. Numa perspectiva educacional, elas apontam os fatores internos e externos que influenciam a aprendizagem do aluno. Desse modo, observa-se sua importância na formação dos docentes. Mas, muitos professores não são capacitados o suficiente a ponto de essas teorias influenciarem positivamente seus métodos de ensino. O objetivo deste trabalho é identificar lacunas na formação dos professores – em particular professores de física - com relação ao ensino e aprendizagem dessas teorias na sua graduação. No referencial teórico, aborda-se três das principais teorias de ensino, as quais foram: Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget; Teoria da Mediação de Vygotsky e Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa de campo com os professores teve como base essas teorias e realizou-se em quatro etapas: na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica dessas teorias; na segunda etapa, desenvolveu-se o instrumento de pesquisa (questionário); na terceira etapa, foi feita a aplicação de um questionário e; na quarta etapa, realizou-se a análise dos dados coletados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores consultados não têm conhecimentos de conceitos básicos dessas teorias. Portanto, elas não estão embasando ou contribuindo para sua prática de ensino.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.