WORDWALL: FERRAMENTA DIGITAL AUXILIANDO PEDAGOGICAMENTE A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

Nunes, Maria
Silva, Ledevande
Andrade, Littyanni
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca

Resumo

As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional fazem emergir desafios no ensino dentro da sala de aula, nesse cenário faz-se necessário que o docente se reinvente de modo a buscar apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto pedagógico, o uso de recursos tecnológicos, poderá despertar nos alunos a busca pelo conhecimento de forma ativa e participativa. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, tendo como objetivos específicos dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e promover aprendizagem; inovar as práticas de ensino tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma seqüência didática, sobre o estudo do conteúdo Vírus, suas características gerais, meios de prevenção, medicamentos e vacinas, assunto relevante e pertinente para o contexto atual que necessita de informação, como também de conscientização sobre os acontecimentos do atual momento. O planejamento da seqüência didática foi para um total de nove aulas, sendo seis aulas a serem desenvolvidas nos momentos síncronos através do Google Meet, e três aulas a serem realizadas nos momentos assíncronos através do Google Classroom, com os alunos do sétimo ano A e B dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados observados apontaram benefícios a saber, aulas mais atrativas e prazerosas estimulando a aprendizagem autônoma e ativa de acordo com as contribuições da autora Lara (2003), o desenvolvimento de habilidades como concentração, raciocínio lógico, senso crítico e reflexivo descritos nos trabalhos de Smole, Diniz e Milano (2007).Um ponto desfavorável para o uso do novo recurso digital Wordwall é o acesso limitado para a elaboração de apenas cinco atividades diferentes na versão gratuita. A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa-ação de natureza também bibliográfica, no método qualitativo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.