UM ESTUDO DA INTENCIONALIDADE MATEMÁTICA NAS OBRAS DE MONDRIAN: A História e a Arte, Interdisciplinaridade e Analogias

Silva, Livia
Vaz, Guilherme
Vasquez, José
Lacerda, Hannah

Resumo

Este artigo faz um levantamento bibliográfico de caráter qualitativo a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. A partir disso, contextualizando historicamente alguns aspectos da sua vida e das Vanguardas Cubista e Neoplasticista, busca-se investigar as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No Cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, distribuição dos elementos visuais e a simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o Neoplasticismo prossegue-se na exploração de fatores matemáticos, a perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos, o que gerou impacto quanto a perda de profundidade espacial; e o uso de uma estética mais pura, o que ocasionou a representação de retângulos. O levantamento e a pesquisa resultaram em uma análise sobre a intencionalidade Matemática, com contribuição na linha de práticas interdisciplinares e pensamento analógico, finalizando numa proposta de projeto de ensino na qual, através da utilização do conhecimento sobre a Arte e a História, pode-se entender melhor a Matemática fazendo representações abstratas.

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