Laboratório de Ensino de Matemática como Recurso Pedagógico: considerações de professores de Matemática

Medeiros, Ana Carla
Lacerda, Hannah
Vilamagna, Maíra
Silva, Ledevande

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo analisar as considerações que professores de Matemática da Educação Básica tem sobre o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como recurso pedagógico. Tomamos como base para compor o nosso referencial teórico estudos relacionados à importância do lúdico na educação, bem como as potencialidades e dificuldades da utilização do LEM por professores de Matemática. Tendo em vista que se faz importante o uso de várias metodologias e recursos, o uso de um Laboratório de Matemática se apresenta como uma possibilidade para as aulas de Matemática, por sua essência lúdica ou pelo trabalho com material concreto que são utilizados com o objetivo de aumentar a eficácia do ensino e desenvolver no aluno o senso crítico. Objetivou-se, com esta investigação, identificar qual o enfoque dado pelos professores em sala de aula sobre o LEM e; verificar as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizar tal recurso nas aulas de Matemática. A metodologia foi desenvolvida por uma pesquisa qualitativa, a partir de acepção de professores da Educação Básica (Ensino Médio) de uma escola pública da cidade de Piancó – PB. Para tanto, o estudo teve como etapas centrais a elaboração e aplicação de uma entrevista por meio online, devido à situação de pandemia na qual nos encontramos, com a finalidade de investigar as considerações que estes professores de Matemática têm acerca da utilização do LEM, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos em relação ao uso. A análise dos dados produzidos por meio da entrevista, de modo geral, mostrou que todos os professores reconhecem a importância do uso do Laboratório para o ensino e aprendizagem da Matemática. No entanto, só alguns tiveram experiência na formação inicial, tendo sido uma boa experiência.

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