NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Desafios e possibilidades.
Marinho, Genildo
Cunha, Douglas
Silva, Alcides
Silva, Julio
Resumo
A utilização das tecnologias nas aulas de Matemática pode promover mudanças tanto na dinâmica de sala de aula quanto nas formas de ensinar e aprender os conteúdos. Por isso, é importante e eficaz agregar o uso das tecnologias ao processo de ensino da Matemática, de modo a enriquecer a aprendizagem, obtendo novos conhecimentos e habilidades. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica com um viés qualitativo, cujo objetivo principal é analisar os principais desafios e possibilidades do uso das tecnologias no ensino da Matemática. Assim, motivado pela realização desta discussão, a presente pesquisa será norteada pelo seguinte problema: quais são os principais desafios e possibilidades no ensino da Matemática aplicado às novas tecnologias? Com o propósito de alcançar os objetivos propostos e resolver o problema citado, a pesquisa apoiou-se em estudiosos como Moran (2002), Valente (2008), Richit (2010), Daroda (2012), Rojo (2013), entre outros. Com o estudo, ficou evidenciado que a inserção das tecnologias no ensino da Matemática é um campo aberto de possibilidades e pode trazer diversos benefícios para os alunos e professores e para a mediação dessa relação no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem da referida disciplina. Dentre os desafios, está a formação do docente e a infraestrutura oferecida pelo estabelecimento de ensino que, nem sempre, atende as reais necessidades.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.