Construção dos sólidos de Platão com canudos em aulas remotas

Silva, Ivoneide Veronica

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na cidade de Taperoá - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreensão de sólidos geométricos de Platão através da construção e utilização de material manipulável, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu início o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronavírus e que teve como principal meio para conter o avanço da doença, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa àqueles que tinham aulas remotas, foram expostos vídeos explicativos através de rede social, sobre formas geométricas e posteriormente como elas se transformam em sólidos. A partir do uso de materiais manipuláveis, canudos e fita adesiva foi feita a construção e manipulação dos sólidos geométricos, formando conceitos matemáticos, através da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi possível perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipulável não serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua eficácia também no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matemáticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreensão dos conteúdos. O ensino dos conceitos geométricos é atraente e estimulante quando posto na prática de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percepções.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.