ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Silva, Merlania
Araujo, Jefferson
Bezerra, Francisca
Neto, Francisco

Resumo

A pessoa com deficiência, especificamente a pessoa surda, enfrentou inúmeros desafios ao longo do tempo, não tendo oportunidades de acesso à educação, por serem considerados seres impensantes e incapazes de aprender. Dessa forma, a Libras favorece o surdo na sua comunicação com as demais pessoas, já que esta utiliza principalmente o canal visual-gestual, facilitando um diálogo entre dois ou mais surdos e entre surdos e ouvintes que conheçam a língua. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo compreender o percurso histórico acerca dos desafios sofridos e conquistas alcançadas pelos surdos, no segmento social e educacional. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como fontes os livros, monografias, artigos, dissertações e a legislação brasileira que discutem a temática pesquisada. Tomamos como referencial teórico os estudos de Honora e Frizanco (2009), Kalatai e Streiechen (2013), Strobel (2009), entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. Os resultados obtidos da pesquisa revelaram que os maiores desafios que os surdos vivenciaram no passado foram principalmente a falta de oportunidades de se desenvolverem como cidadão e como educando, dentre as metodologias utilizadas na educação, a mais plausível seria o Bilinguismo, porém necessita investimento em capacitação para os professores. Além disso, a Libras se tornou uma língua oficial dos surdos no Brasil, entretanto, não se trata de uma simples mímica, mas sim de uma língua com todas suas regras gramaticais, logo, se faz necessário que esta seja ensinada não apenas em escolas de Educação Especial, mas também em escolas regulares, para que todos possam aprender e difundi-la para além das paredes escolares. difundíla

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