QUIMICATIVA: A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA, MOTIVACIONAL E AVALIATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO.

Eduardo, Raphael
Santos, Sostenes
Gadelha, Antonio
Nascimento, Marcelo

Resumo

O ensino remoto tem se apresentado como a única alternativa pedagógica e didática viável no enfrentamento aos obstáculos em que a educação tem se deparado em tempos de pandemia. Entretanto, as práticas de ensino, o desestímulo, e a escassez de recursos avaliativos, verificados nessa modalidade emergencial de ensino, devem ser otimizados com a finalidade de se obter um ensino/aprendizado significativo. Diante da necessidade em desenvolver estratégias didáticas efetivas durante esse período, este projeto teve como objetivo utilizar a gamificação como uma estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa, aplicando o jogo “QuimicAtiva” nas aulas virtuais durante o ensino remoto. O projeto, nas suas fases de desenvolvimento, execução e avaliação, teve seu desdobramento ao longo do ano letivo de 2020, baseando-se na interdisciplinaridade, no ensino virtual, e na dinâmica de jogos, a fim de se obter um maior engajamento dos estudantes nas aulas de química na Escola Cidadã Integral João Lelys, situada na cidade de Livramento-PB, ao mesmo tempo em que buscou proporcionar novas formas metodológicas de ensino, e gerar parâmetros avaliativos do ensino/aprendizado. O QuimicAtiva proporcionou melhorias na prática pedagógica durante o ensino virtual, como também na motivação dos alunos a participarem das aulas nessa nova forma de ensinar e aprender, observada pela dedicação e empenho demonstrados durante as aulas, e pelo feedback sobre a relevância do projeto; ao mesmo tempo possibilitou, interdisciplinarmente, o trabalho dos descritores de língua portuguesa e matemática, alinhados ao currículo da disciplina de química, proporcionou ao professor ferramentas avaliativas do ensino/aprendizado, objetivas e eficientes.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.