CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EJA DO CARIRI PARAIBANO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE

BORGES, FRANCICLEIDE DA SILVA

Resumo

Ao longo deste trabalho pesquisamos concepções de professores de Matemática da EJA sobre a Resolução de Problemas. Com o objetivo de investigar as concepções de professores de Matemática da EJA sobre a Resolução de Problemas e suas práticas pedagógicas nas principais cidades do Cariri Paraibano. Com isso, procuramos compreender como essas concepções têm influenciado na prática de ensino nas aulas de Matemática, buscando descrever como estão ocorrendo às práticas pedagógicas voltadas para a Resolução de Problemas nessa modalidade de ensino na região do Cariri. Apresentamos um diálogo sobre as concepções dos professores de Matemática e como elas podem ser construídas ao longo de sua trajetória. Fizemos um breve relato de alguns aspectos relacionados a EJA e seu desenvolvimento ao longo da história do Brasil, apontando detalhes da estrutura dos cursos ofertados no Estado da Paraíba e ressaltando o importante papel social dessa modalidade de ensino. Destacamos alguns apontamentos e reflexões sobre o desenvolvimento de práticas voltadas a Resolução de Problemas nas aulas de Matemática na EJA buscando manter um diálogo com o pensamento de pesquisadores renomados na área de Educação Matemática. Ao concluirmos essa pesquisa percebemos que a grande maioria dos professores ainda tem uma visão muito superficial do que vem a ser Resolução de Problemas, constatamos que mesmo resolvendo problemas durantes as aulas de Matemática essas práticas pedagógicas ainda estão distantes dos direcionamentos sugeridos pelos pesquisadores apresentados nesse trabalho. Os dados levantados nos direcionam para a necessidade da continuidade de trabalhos como esse, buscando apresentar e enaltecer o potencial do uso da Resolução de Problemas no cotidiano da sala de aula de Matemática, defendendo a importância da problematização e a necessidade de buscarmos estratégias que possam contribuir para melhorar o ensino e aprendizagem dos Jovens e Adultos na disciplina de Matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.