Análise do livro didático do 6° ano do ensino fundamental quanto aos significados e representações dos números racionais

LEANDRO, Maria das Dores Quaresma Martins

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os significados e os registros de representações dos números racionais que são trabalhados no livro didático do 6o ano do ensino fundamental tomando como base as pesquisas de Romanatto (1997) e Silva (2013) quanto aos Significados e a Teoria dos Registros de Representações semióticas de Raymond Duval quanto aos registros de representações semiótica dos números racionais. Com o intuito de alcançar tal objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de cunho descritiva com aplicação estratégica, por meio de uma análise detalhada dos exercícios dos capítulos sete e nove, os quais tratam dos significados e representações dos números racionais no livro didático escolhido. Destacando que o significado mais utilizado nos dois capítulos foi a relação Parte-Todo enquanto que os menos utilizados foi o significado Número na reta numérica. Em relação aos registros de representações semióticas dos números racionais, o mais utilizado foi o registro de representação simbólico fracionário e o menos trabalhado foi o registro de representação geométrico tridimensional. Entre as conversões a mais trabalhada foi a que tem como registro de partida o registro de representação geométrico bidimensional e o de chegada o simbólico fracionário e as conversões entre os demais registros de representações dos números racionais foram bem menos trabalhadas. Portanto conclui-se que o professor não deve se prender somente ao livro didático e a forma como os números racionais são abordados, mas sim deve ter um olhar crítico e analítico buscando novas ferramentas para melhorar a aprendizagem deste conteúdo tão importante e necessário para os anos seguintes. Além disso destacamos que nossa pesquisa não tem como intuito abolir o livro didático e sim estimular o uso deste com criticidade.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.