CONTRIBUIÇÕES DO NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ECIT JOSÉ ROCHA SOBRINHO – BANANEIRAS – PB
Silva, Rita Ana Nogueira
Santos, Sostenes
Araujo, Jefferson
Ramo, Luciano
Resumo
O Nivelamento Matemático é uma das estratégias adotadas para auxiliar o desenvolvimento dos estudantes no que concerne às dificuldades acumuladas nas séries anteriores e, deve contribuir de forma significativa para superar as lacunas de aprendizagem em Matemática, melhorando o nível de desempenho dos estudantes em Química. Nesta pesquisa, elencamos como objetivo geral, analisar as contribuições das aulas de Nivelamento de Matemática para a compreensão dos conhecimentos químicos dos estudantes. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 44 estudantes das três turmas da 3ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica José Rocha Sobrinho, Bananeiras-PB, alunos regularmente matriculados no Ano Letivo de 2020. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário aplicado de forma on-line. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos estudantes apresentam dificuldade nos conteúdos de Matemática, sendo estes insuficientes para dar continuidade ao estudo no Ensino Médio. Apesar de admitirem que as aulas de Nivelamento de Matemática contribuem para a compreensão dos conteúdos de Química, apresentam uma divergência quando questionados acerca da frequência com que as aulas de Nivelamento têm ajudado na compreensão dos conteúdos de Matemática. Os estudantes consideram ainda que as atividades desenvolvidas nas aulas de nivelamento contribuíram para a recuperação dos conteúdos antes não compreendidos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.