A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Relato dos Alunos do Curso de Especialização no Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
de Freitas, Maxsonara
da Fonseca, Rossane Keile Sales
Segunda, Maria Laurentina de Medeiros Carvalho
Gonçalo, Rildo Cariri
Resumo
O artigo em questão discorre sobre a importância do estágio supervisionado para a qualificação docente. O trabalho tem como objetivo geral, analisar a importância do Estágio Supervisionado para a formação deprofessores, relatada pelos alunos do curso de Especialização no ensino de Ciências e Matemática do IFPB e como objetivos específicos: investigar as contribuições do Estágio Supervisionado para formação docente; identificar como a vivência do Estágio Supervisionado colabora para o processo de construção do professor; avaliar a participação efetiva do Estágio Supervisionado na formação inicial do professor e conhecer as competências e habilidades, que são desenvolvidas durante a realização do Estágio Supervisionado, visando responder o questionamento: A prática do Estágio Supervisionado realmente tem contribuído para a formação de professores ou tem sido apenas mais um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura? Com relação à metodologia, otipo pesquisa utilizado foi à qualitativa, oinstrumento de coleta de dados foi à aplicação de um questionário, contendo oito questões objetivas, o qual foi enviado aos sujeitos participantes por meio de um aplicativo e após respondidos foram devolvidos utilizando o mesmo aplicativo. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os alunos que estão concluindo o respectivo curso de especialização no período de 2020.2. Foram abordadas questões relativas ao estágio como forma de possibilitar a relação entre teoria e prática e também umamaior vivência com a realidade escolar. Desta forma pode-se concluir que o Estágio Supervisionado é um instrumento indispensável para a formação do futuro professor, pois ele enriquece a formação inicial dos licenciados quando possibilita a sua introdução no ambiente escolar. Por meio dele, os alunos também têm a oportunidade de observar e intervir no contexto escolar, podendo adquirir a aptidão necessária, através do conhecimento do campo no qual irão atuar e assim, fazer com que se sintam mais seguros e preparados quando forem exercer efetivamente a profissão de professor.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.