Educação a distância: repensando as práticas pedagógicas e tecnológicas no processo de ensino aprendizagem
Araujo, Francisco Roberto Diniz
Resumo
Diante dos entraves constituídos acerca das relações professor-aluno, este trabalho apresentou como problema de pesquisa: Quais os desafios teórico-metodológicos da inclusão de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia? O objetivo é debater a ampliação da EaD na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, e o papel das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa pesquisa apresenta relevância por tratar de uma modalidade de Educação a Distância (EaD) que oferece um processo de aprendizagem de forma dinâmica, mediada através das novas tecnologias, como uma possibilidade de aprendizagem a partir da proposta do ensino online. O estudo alicerça-se nas contribuições teóricas sobre o tema em pauta, baseado em Imbernón (2010), Silva (2001), Vieira (2011), Moran (2012) e outros. A partir de referências bibliográficas sobre o tema, apresenta-se uma abordagem qualitativa, na qual leva-se em consideração o debate sobre o tema que está sendo pesquisado, mediante a realização de um estudo de revisão bibliográfica. Evidencia-se que essa modalidade de ensino está em constante transformação, no rastreio por uma educação de qualidade, contribuindo para levar o ensino a todos em tempos atípicos. Portanto, a sua praticidade e funcionalidade devem estar aliadas na qualidade do ensino-aprendizagem ofertado especialmente pelas instituições públicas.
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