EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Araujo, Francisco Roberto Diniz
de Lira, Erygeanny Machado
da Silva, Joao Paulo
de Araujo, Adjanny Vieira

Resumo

Diante dos entraves constituídos acerca das relações professor-aluno, este trabalho apresentou como problema de pesquisa: Quais os desafios teórico-metodológicos da inclusão de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia? O objetivo é debater a ampliação da EaD na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, e o papel das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa pesquisa apresenta relevância por tratar de uma modalidade de Educação a Distância (EaD) que oferece um processo de aprendizagem de forma dinâmica, mediada através das novas tecnologias, como uma possibilidade de aprendizagem a partir da proposta do ensino online. O estudo alicerça-se nas contribuições teóricas sobre o tema em pauta, baseado em Imbernón (2010), Silva (2001), Vieira (2011), Moran (2012) e outros. A partir de referências bibliográficas sobre o tema, apresenta-se uma abordagem qualitativa, na qual leva-se em consideração o debate sobre o tema que está sendo pesquisado, mediante a realização de um estudo de revisão bibliográfica. Evidencia-se que essa modalidade de ensino está em constante transformação, no rastreio por uma educação de qualidade, contribuindo para levar o ensino a todos em tempos atípicos. Portanto, a sua praticidade e funcionalidade devem estar aliadas na qualidade do ensino-aprendizagem ofertado especialmente pelas instituições públicas.

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