RETA CURIOSA: UMA ABORDAGEM COM JOGO SOBRE O APRENDIZADO DE RETA, SEMIRRETA E SEGMENTO DE RETA
Araujo, Teangela Lustosa
Brandão, Jefferson Dagmar Pessoa
da Costa, Maria Gorete
Freitas, Tiego dos Santos
Resumo
O presente trabalho tem o intuito de demostrar através de uma pesquisa com estudantes do 6º ano do ensino fundamental o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. A necessidade da professora em levar novos métodos para a sala de aula para que seus estudantes entendessem o conteúdo, fez com que surgisse a criação do jogo. O artigo ainda pretende evidenciar, que através do questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de Retas, que quanto mais trabalharmos os jogos matemáticos, a facilidade de aprendizado entre os alunos será notória. Nestas turmas vários relatos dos estudantes afirmam que, os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Veremos através dos gráficos da pesquisa vivenciada que simplifica a aprendizagem, pois novas metodologias fazem com que aula se torne menos monótona e aumenta o interesse pelo conteúdo como também pela disciplina. Nestes gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo, e aqueles que consideraram o assunto difícil antes do jogo, é um número considerável de diferença entre as duas metodologias. “Os jogos matemáticos tem mostrado como grande agente de suporte na aprendizagem dos estudantes. Por intermédio do jogo educativo que caracteriza o aprender pensado e não mecanizado, pode-se observar uma maior interação dos alunos envolvidos, uma melhor concentração, uma maior rapidez e precisão no raciocínio, desenvolvimento do caráter social de 6 ajuda mútua e cooperação e um nível menor de stress relacionado à rotina escolar”. (BORIN, 1996, p. 25). Todas estas características acima mencionada por Borin foram observadas durante e execução desta pesquisa.
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