O lúdico na sala de aula: ressignificando a prática pedagógica
RAMALHO, Juliana Karla Quirino
Resumo
Este artigo traz um relato de experiência realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virgília Cordeiro Guedes, na cidade de Caldas Brandão-PB. A experiência foi realizada nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, na turma do primeiro ano, durante o período de 18 a 22 de novembro de 2019. Essa experiência foi muito importante para confirmar que a introdução da criança no mundo dos números e da leitura, por meio de jogos e brincadeiras, é muito importante para motivar os alunos e deixar as aulas, sobretudo, de matemática mais atrativas, uma vez que essa disciplina sempre foi vista pela maioria dos alunos como uma matéria difícil e incompreensível, isso tem consequência a resistência dos estudantes. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo foi demonstrar estratégias de práticas lúdicas, já vivenciadas em sala de aula, que ajudam crianças a prosperar na aprendizagem matemática, bem como, enriquecer o conhecimento do meio em que vivem, levando o que aprendeu dentro da escola para a comunidade. Os objetivos específicos deram conta de: analisar a motivação dos alunos com os jogos e as brincadeiras nas aulas de matemática e leitura; observar se os jogos realmente são eficazes para o aprendizado de leitura e matemática e verificar como a ludicidade pode tornar as aulas mais atrativas. Portanto, a referida experiência trouxe um novo aprendizado de conceitos matemáticos e de leitura, isso potencializou a aprendizagem e minimizou dificuldades que os alunos apresentavam nas referidas disciplinas, deixando as aulas mais dinâmicas, possibilitando uma maior participação e envolvimento dos alunos nessas atividades. Como resultados, os jogos e as brincadeiras fortaleceram o ensino-aprendizado em sala de aula e contribuíram para uma maior concentração por parte dos alunos.
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