Gamificação como metodologia ativa de aprendizagem da matemática na educação básica: Revisão de literatura
GADELHA JÚNIOR, Severino Tranquelino
Resumo
Neste trabalho de pesquisa o tema abordado é a gamificação e suas potencialidades de aplicabilidade pedagógica na Educação Básica, especificamente, no ensino de Matemática, cujo objeto de estudo é definido pelos artigos científicos indexados na base eletrônica digital do Portal de Periódicos da CAPES. O objetivo geral do estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a utilização da gamificação como sendo uma metodologia ativa de aprendizagem no ensino da Matemática na Educação Básica. A análise deste trabalho segue os seguintes objetivos específicos: a) Apresentar os principais conceitos e definições de metodologias ativas de aprendizagem; b) Contextualizar a gamificação como sendo uma metodologia ativa de aprendizagem no campo da Educação; c) Descrever as principais contribuições da gamificação no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação Básica. No mais, o trabalho enquadra-se dentro de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura, cujo ambiente pesquisado é amostra de nove artigos selecionados de um universo de 16 publicações indexadas no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam que as metodologias ativas de aprendizagem são de suma importância para o campo de Educação Básica, inclusive no tocante ao ensino da Matemática. Podendo inferir que a gamificação tem despertado o interesse acadêmico de pesquisadores por essa metodologia ativa no campo da Educação, cujos estudos selecionados enfatizam a inserção das tecnologias digitais no fenômeno da gamificação em sala de aula, além de constatarem a vantagem na motivação e na atenção dos estudantes durante as atividades pedagógicas
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